Ayurveda

O que é Ayurveda?

A medicina ayurvédica (“Ayurveda” para abreviar) é um dos mais antigos sistemas de cura holística (“corpo inteiro”) do mundo. Foi desenvolvido há mais de 3.000 anos na Índia.

Baseia-se na crença de que saúde e bem-estar dependem de um delicado equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Seu principal objetivo é promover uma boa saúde, não combater doenças. Mas os tratamentos podem ser voltados para problemas de saúde específicos.

Ayurveda e sua energia vital

Os alunos da terapia CAM acreditam que tudo no universo – vivo ou morto – está conectado. Se sua mente, corpo e espírito estão em harmonia com o universo, você tem boa saúde.

Quando algo atrapalha esse equilíbrio, você fica doente. Entre as coisas que podem perturbar esse equilíbrio estão defeitos genéticos ou congênitos , lesões, mudanças climáticas e sazonais, idade e suas emoções.

Aqueles que praticam o Ayurveda acreditam que cada pessoa é composta de cinco elementos básicos encontrados no universo: espaço, ar, fogo, água e terra.

Eles se combinam no corpo humano para formar três forças ou energias vitais, chamadas doshas. Eles controlam como seu corpo funciona. Eles são Vata dosha (espaço e ar); Pitta dosha (fogo e água); e Kapha dosha (água e terra).

Todo mundo herda uma combinação única dos três doshas. Mas geralmente um é mais forte do que os outros. Cada um controla uma função corporal diferente. Acredita-se que suas chances de ficar doente – e os problemas de saúde que você desenvolve – estão ligadas ao equilíbrio de seus doshas.

Vata Dosha

Aqueles que praticam o Ayurveda acreditam que este é o mais poderoso dos três doshas. Ele controla funções corporais básicas, como a divisão das células. Ele também controla sua mente, respiração, fluxo sanguíneo , função cardíaca e capacidade de se livrar de resíduos pelos intestinos.

As coisas que podem atrapalhar incluem comer novamente logo após uma refeição, medo, tristeza e ficar acordado até tarde.

Se vata dosha é sua principal força vital, acredita-se que você tenha mais probabilidade de desenvolver doenças como ansiedade, asma, doenças cardíacas, problemas de pele e artrite reumatóide.

Aprendendo mais sobre Ayurveda

Pitta Dosha

Essa energia controla a digestão, o metabolismo (como você decompõe os alimentos) e certos hormônios que estão ligados ao seu apetite.

Coisas que podem atrapalhar são comer alimentos azedos ou picantes e passar muito tempo ao sol.

Se for sua principal força vital, acredita-se que você tenha mais probabilidade de desenvolver doenças como doença de Crohn, doença cardíaca , pressão alta e infecções.

Kapha Dosha

Essa força vital controla o crescimento muscular, a força e estabilidade do corpo, o peso e o sistema imunológico.

Você pode interrompê-lo dormindo durante o dia, comendo muitos alimentos doces e comendo ou bebendo coisas que contenham muito sal ou água.

Se for sua principal energia vital, os médicos acreditam que você pode desenvolver asma e outros distúrbios respiratórios, câncer , diabetes , náusea após comer e obesidade .

Tratamento ayurvédico

Um médico ayurvédico criará um plano de tratamento projetado especificamente para você. Eles levarão em consideração sua composição física e emocional única, sua força vital primária e o equilíbrio entre todos esses três elementos.

O objetivo do tratamento é limpar seu corpo de alimentos não digeridos, que podem permanecer em seu corpo e levar a doenças. O processo de limpeza – chamado de “panchakarma” – é projetado para reduzir seus sintomas e restaurar a harmonia e o equilíbrio.

Para conseguir isso, um praticante ayurvédico pode confiar na purificação do sangue, massagem, óleos médicos, ervas e enemas ou laxantes.

A medicina Ayurveda Funciona?

Existem algumas escolas ayurvédicas aprovadas pelo estado nos Estados Unidos, mas não há treinamento padrão nacional ou programa de certificação para aqueles que praticam essa terapia alternativa.

O FDA não analisa ou aprova produtos ayurvédicos. Na verdade, alguns medicamentos estão proibidos de entrar no país desde 2007. Além disso, a agência alertou que 1 em cada 5 medicamentos ayurvédicos contém metais tóxicos, como chumbo, mercúrio e arsênico. Esses metais pesados ​​podem causar doenças fatais, especialmente em crianças.

Sempre converse com seu médico antes de tentar o Ayurveda ou qualquer outro tratamento médico alternativo.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.